Div banner
Banner
Div banner
Notícias

Semana Farroupilha 2025 inicia nesta sexta-feira em Lagoa Vermelha

A partir desta sexta-feira, 12 de setembro, Lagoa Vermelha viverá as cores, os símbolos e as tradições do Rio Grande do Sul com o início da Semana Farroupilha 2025.

10 de Setembro de 2025 - Publicado às 11:25

A partir desta sexta-feira, 12 de setembro, Lagoa Vermelha viverá as cores, os símbolos e as tradições do Rio Grande do Sul com o início da Semana Farroupilha 2025. Durante dez dias, a comunidade será convidada a prestigiar solenidades, apresentações culturais, rodeios, oficinas e encontros que celebram a identidade gaúcha e o orgulho de ser lagoense.

A programação inicia na sexta-feira (12/09), às 19h, na Câmara de Vereadores, com a Sessão Solene e Abertura Oficial da Semana Farroupilha, marco que dá início aos festejos.

Nos dias 12 a 14 de setembro, o Rodeio Crioulo da Cabanha do Ipê movimenta a Cancha Coberta do Parque de Rodeios Ítalo Nunes Mondadori, reunindo tradição, habilidade e integração.

No sábado (13/09) pela manhã, acontece o Encontro de Entidades, atividade interna no CTG Alexandre Pato. À tarde, às 14h, a Praça Frei Mateus Dolzan será palco do 1º Recital ao Pé do Fogo, unindo música e poesia em clima de roda de mate. O evento é promovido pela Associação de Poetas e Escritores de Lagoa Vermelha (Apelv), valorizando a cultura literária local.

O domingo (14/09) será marcado por um dos momentos mais aguardados: o III Encontro de Assadores, acompanhado de Entrevero Cultural e show com Thiago Reder e Fabiano Índio, a partir das 9h, na Praça Frei Mateus Dolzan. Durante o dia, o público contará ainda com a presença de expositores: Zambotto Casa Della Carne, Carne Capital do Churrasco – Cooperativa Gaúcho Pioneiro, GB Artesanato em Madeira, Fabiano Gamelas e Fonseca Cutelaria, que também fará uma demonstração de forja de facas ao vivo.

De 15 a 19 de setembro, o Saguão da Prefeitura recebe a Exposição em Homenagem a Alvício José Teles, celebrando a vida e a contribuição do homenageado municipal.

Na terça-feira (16/09), às 9h, a comunidade se reúne na Praça Frei Mateus Dolzan para a Gincana Farroupilha, envolvendo escolas e entidades em provas de integração e conhecimento das tradições.

Na quarta-feira (17/09), às 18h, também no Saguão da Prefeitura, ocorre o Ato Cultural em Homenagem a Alvício José Teles. De 17 a 19 de setembro, o CTG Alexandre Pato promove Oficinas Temáticas voltadas ao público escolar, entre elas a apresentação do CT Border da Lagoa, na Cancha Coberta, com demonstração de pastoreio de rebanhos pelos cães da raça Border Collie. Além disso, o Grupo de Arte Nativa realizará visitas a escolas, conduzindo oficinas de valorização cultural.

Na quinta-feira (18/09), às 19h30, a Missa Crioula será celebrada na Igreja São Paulo Apóstolo, em conjunto com o novenário de Nossa Senhora Desatadora de Nós, unindo fé e tradição.

Na sexta-feira (19/09), a programação contará com uma novidade especial: às 19h30, será realizada pela primeira vez a Audiência Campeira com caso real, promovida pelo Poder Judiciário – Fórum de Lagoa Vermelha, em parceria com a OAB Lagoa Vermelha. O ato inédito ocorrerá na Casa da Prefeitura, no Parque de Rodeios, integrando justiça, cidadania e tradição. Logo depois, às 20h30, acontece o Tradicional Jantar do Piquete 35, por adesão, no Restaurante Comida Campeira/CTG Alexandre Pato.

O ponto alto da Semana será no sábado (20/09), com o Desfile Cívico-Tradicionalista, às 10h, no trajeto entre o Altar da Pátria e a Avenida Afonso Pena. À tarde, às 15h, o Parque de Rodeios recebe a Tertúlia Crioula e Mateada Cultural, em clima de integração e música.

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Cancha Coberta do Parque de Rodeios Ítalo Nunes Mondadori sediará o Torneio de Laço da Semana Farroupilha. Encerrando os festejos, no domingo (21/09), às 16h, no Tablado do Parque de Rodeios, acontece a Cerimônia de Extinção da Chama Crioula, símbolo maior do ciclo farroupilha.

A Semana Farroupilha 2025 em Lagoa Vermelha é uma realização da Comissão Organizadora, formada pela Brigada Militar, CTG Alexandre Pato, DCT Tio Góes, Grupo de Arte Nativa, Grupo Folclórico Bombacha Preta, Paróquia São Paulo Apóstolo, Piquete 35 e Prefeitura de Lagoa Vermelha.

O evento tem o apoio do Sicredi Ibiraiaras RS/MG e conta ainda com o apoio e a parceria de diversas entidades locais e regionais: APAE Lagoa Vermelha, Associação de Artesãos, Associação de Poetas e Escritores, Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha, Casa da Cultura Athos Branco, Corpo de Bombeiros, CTG Bombacha Branca, CTG Nenê Lima, Escola Presidente Kennedy, Escola Trajano Machado, Escoteiros de Lagoa Vermelha, Fábrica de Gaiteiros de Lagoa Vermelha, Grupo de Escoteiros Guaianas, Patram, Polícia Civil e Polícia Penal.